Inglês Chinês

Consultoria ambiental Geotrópico recebe licença ambiental de primeira usina de geração de energia elétrica por fonte solar em Alegrete

Consultoria ambiental Geotrópico recebe licença ambiental de primeira usina de geração de energia elétrica por fonte solar em Alegrete

Saiba mais sobre

A empresa de Consultoria Ambiental Geotrópico recebeu no dia 18 de janeiro de 2021 do prefeito de Alegrete, Márcio do Amaral, a licença prévia e de instalação permitindo a implantação da primeira usina de geração de energia elétrica por fonte solar no município.

As tratativas iniciaram no primeiro semestre de 2020 junto à prefeitura, sendo o projeto apresentado em julho, durante reunião com o comitê Pró-Energia Eólica, como também ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), que realizou análises e estudos da legislação ambiental e elaborou uma resolução quanto ao licenciamento ambiental da atividade de “autoprodução e geração distribuída de energia elétrica a partir de fonte solar”.

Conforme o biólogo Rafael Moura, diretor da Geotrópico, esta usina contará com 6.384 módulos, sendo necessária a contratação de 30 funcionários e mais quatro operadores de máquinas. “Com a geração de energia, o município irá arrecadar imposto direto por meio do ISS – Imposto Sobre Serviços e indiretamente pelo ICMS, recursos que serão voltados a melhorias para a cidade”.

O projeto prevê uma usina solar de 2,5 kw, a ser construída em uma área de 4,9 hectares, localizada na estrada do Rincão de São Miguel, na Jararaca, gerando energia para uso de empresas privadas. As companhias poderão comprar a energia limpa diretamente da usina, resultando em economia significativa, pois o valor a ser pago será mais acessível do que comprar de concessionárias.

Para a implantação estão previstos investimentos de ao menos R$ 10 milhões para colocar a usina em funcionamento. A previsão para conclusão da obra é de cinco meses e o tempo de funcionamento é de 30 anos.

A empresa Solar Grid é a empreendedora do projeto, construção e operação da usina solar a ser instalada no município, em parceria firmada com a Geotrópico. “A instalação da usina solar da Solar Grid criou um novo momento para o município, que desenvolveu uma legislação nova, específica para energias renováveis, pensando no desenvolvimento e conservação ambiental”, afirmou o biólogo Brites Pereira, diretor da Geotrópico.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Geotrópico www.geotropico.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×