
Saiba mais sobre
O mapeamento aéreo com drones é uma atividade que visa coletar informações dos terrenos. Dessa forma, podemos dizer que é um serviço muito solicitado pela área da engenharia com o objetivo de implantar projetos. Nesse cenário, os ramos que mais se destacam são: arquitetura, mineração, óleo e gás, meio ambiente, construção civil e agricultura. Investir nesse tipo de negócio pode trazer grandes lucros para você. Veja os principais benefícios do mapeamento aéreo com drones e entenda mais!
A ciência por trás do mapeamento aéreo com drones é a Fotogrametria, através dela é possível gerar a Topografia do terreno de forma remota, o termo correto seria Aerofotogrametria com Drones, porém, o termo Topografia com Drones se tornou popular, assim como o próprio termo drone.
A Topografia é utilizada em diversos tipos de projetos em diversos nichos dentro da Engenharia, basicamente o objetivo é obter dados do terreno para que você possa modificar ou implementar um projeto no terreno.
A tecnologia mais utilizada na Topografia é a Estação Total, um medidor eletrônico de distância que chegou no mercado na década de 80. Para obter os dados do terreno na topografia você precisa percorrer todo o terreno, por exemplo, se você quer levantar uma cidade, você precisa andar toda a cidade coletando ponto por ponto.
O grande diferencial da Fotogrametria é que o aerolevantamento é feito de forma remota, pegando novamente o exemplo da cidade, para fazer o levantamento você não precisa percorrer toda a área em solo, o avião ou o drone sobrevoa a cidade tirando fotos, depois essas fotos são processadas e em seguida são gerados os produtos cartográficos que possibilitam que você realize medidas no terreno sem a necessidade de ir até o local.
Fazendo um resumo, a Topografia é a ciência cujo objetivo é obter os dados do terreno através do próprio terreno e para isto utiliza-se tecnologias como a estação total, ou pode-se utilizar um GPS RTK também.
Já a Fotogrametria é a ciência onde o objetivo é obter os dados do terreno através de aeronaves tripuladas ou não tripuladas, como no caso dos drones.
Alguns beneficios que o mapeamento aéreo com drones pode trazer para o seu negócio:
Produtividade
O mapeamento aéreo realizado por aeronaves remotamente controladas (drones) é muito mais produtivo. Isso se deve ao fato de que esses veículos não tripulados conseguem mapear uma área específica de forma mais rápida e exata.
Detalhamento
Diferente das imagens de satélite e do mapeamento aéreo com aviões tripulados, o mapeamento aéreo com drones permite realizar voos mais baixos, com isso, é possível alcançar um alto nível de detalhamento do solo, com imagens de satélite, por exemplo, o máximo de resolução possível é 30 cm, com aviões tripulados 10 cm e com os drones é possível alcançar 1 cm de detalhamento.
Sobrevoar abaixo das nuvens
A cobertura de nuvens é um grande problema para o imageamento por satélites e aviões tripulados, pois, os sensores capturam imagem das nuvens ao invés do terreno, esse é um diferencial único dos drone. Por permitir voos mais baixos, é possível sobrevoar abaixo das nuvens permitindo o mapeamento em regiões úmidas e em diferentes épocas do ano.
Diminuição de custos de mão de obra
Por ser um sistema autônomo, para operar o drone em campo é necessário apenas um operador, com isso há uma redução de equipes de campo, se comparado com a topografia um serviço programado para 2 semanas pode facilmente ser realizado em 1(um) dia, ou seja, os resultados mais ágeis são um dos seus grandes pontos fortes!
A equipe técnica da geotrópico está capacitada para a execução de Mapeamento, Georreferenciamento e topografia com Drones.