Inglês Chinês

ESG na construção civil

ESG na construção civil

Saiba mais sobre

O tema ESG vem com tudo para as empresas da construção civil, e para além dos temas ambientais, esse é um assunto que contribui para todo o funcionamento da empresa.
A expressão ESG é uma sigla inglesa (environment, social and governance) que se refere a meio ambiente, desenvolvimento social e governança. De forma resumida, trata-se de indicadores que buscam medir o impacto e a influência destas três áreas na operação de empresas.

Ao adotar medidas ambientais, sociais e de governanças a empresa mostra a preocupação do setor em se adequar a uma nova realidade global crescente, onde o conceito de sustentabilidade e o respeito às leis e diretrizes, ganham espaço para atender novas demandas que surgem da empresa e pessoas.

Uma pesquisa publicada no Chief Executives for Corporate Purpose (CECP) mostra que sete em cada dez corporações avaliam o desempenho e a remuneração de seus profissionais com métricas baseadas neste conceito. E isso põe em xeque aquela visão antiquada de remuneração por diploma.

Um dos benefícios na adoção de indicadores ESG, é a redução no consumo de recursos naturais e, consequentemente, um impacto menor da obra na natureza. Mas existem ainda outras contribuições diretas da ESG nesse setor:

 Imagem de Geotrópico

Mobilização de todo ecossistema

Não há como criar métricas socioambientais e econômicas em projetos de edificação se todas as empresas não estiverem envolvidas. É preciso, portanto, mobilizar o ecossistema para que o assunto entre na pauta. Apenas uma empresa sozinha não fará a mudança, mas com a criação de um ecossistema forte, o cenário se transformará, e os envolvidos só têm a ganhar nesse processo.

Desempenho financeiro

O ESG na construção civil proporciona duas vantagens econômicas ao projeto: maior economia a partir do consumo consciente de recursos e maior facilidade para atrair investidores, uma vez que esta é uma das métricas mais valorizadas por bancos e fundos de investimento na avaliação de diferentes oportunidades. Contudo vai afetar diretamente para o crescimento e sucesso do seu empreendimento, bem como a confiança que o mercado vai ter com ele.
Como podemos perceber, o ESG na construção Civil não é moda e sim um conceito solidificado que requer das empresas do setor a devida adequação.

Relacionamento com os stakeholders

Para além da questão financeira, esse indicador também melhora o relacionamento das empresas com seus “stakeholders”. Quando a organização adota práticas sustentáveis e é transparente em relação às normas e políticas, consegue dialogar com diferentes parceiros e profissionais, proporcionando um ambiente de trabalho melhor, mais seguro e confiável e de constante colaboração.

 

Acompanhamento de tendências

Além disso, adotar medidas ambientais, sociais e de governança mostra a preocupação do setor em se adequar a uma nova realidade global. O mundo se transformou nas últimas décadas e conceitos como sustentabilidade e compliance ganharam espaço para atender justamente as novas demandas que surgem das empresas e pessoas.
Contudo implementar critérios ESG na construção civil implica em reconhecer que a edificação vai além de sua funcionalidade de moradia ou espaço de trabalho. É necessário garantir, em última instância, o conforto, a saúde e bem estar das pessoas, visando sempre utilizar técnicas para mitigar possíveis impactos adotando sempre medidas sustentáveis.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Geotrópico www.geotropico.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×